Património Subaquático dos Açores foi distinguido com Marca do Património Europeu

O Património Subaquático dos Açores foi distinguido pela Comissão Europeia com a Marca do Património Europeu, um prémio que se destina a “manifestações culturais e sítios de elevado interesse na área do património cultural”.

O prémio da Comissão Europeia destina-se a “manifestações culturais e sítios de elevado interesse na área do património cultural, que conjuguem a herança histórica, arqueológica e imaterial da identidade europeia”.

Desde a década de 1970, foram detetados, através de sucessivos trabalhos arqueológicos em todo o arquipélago, mais de uma centena de naufrágios, registados na Carta Arqueológica dos Açores, existindo cerca de um milhar de sítios documentados.

Os Açores foram notificados em 2019 com esta distinção, contudo, devido à pandemia, a cerimónia de entrega dos prémios foi adiada para 2022.

A Marca do Património Europeu

Desde 2013 a classificação de Marca do Património Europeu identifica marcos na criação da Europa, abrangendo desde os primórdios da civilização até à Europa que vemos hoje.

O que faz com que a Marca do Património Europeu seja original e diferente da Lista do Património Mundial da UNESCO?
_ Os marcos classificados trazem vida à narrativa europeia e à história por detrás deles;
_ São muito mais do que estéticos;
_ O foco é sobre a promoção da dimensão europeia dos marcos e a promoção do acesso aos mesmos. Tal inclui a organização de uma ampla gama de atividades educacionais, especialmente para os jovens.

As Marcas do Património Europeu podem ser apreciadas isoladamente ou como parte de uma rede. Os visitantes podem obter uma sensação real da amplitude e escala do que a Europa tem para oferecer e o que alcançou.

Em Portugal, a Marca do Património Europeu incluiu em 2014, a Carta de Abolição de Pena de Morte de 1867 e a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra; em 2015, o Promontório de Sagres; e em 2019, o Património Cultural Subaquático dos Açores.

Lista das Marcas do Património Europeu:
https://culture.ec.europa.eu/cultural-heritage/initiatives-and-success-stories/european-heritage-label

Fotografias:
01. Ilha do Corvo
© Nuno Sá
02. Ilhéu das Formigas
03. Ilhas do Pico e Faial
© Direção Regional dos Assuntos Culturais