
O primeiro Centro de Sensibilização e Conhecimento do Património Cultural Subaquático dos Açores foi inaugurado na ilha do Faial, âmbito do projeto Margullar.
Este é o primeiro de três Centros de Sensibilização e Conhecimento referentes ao Património Cultural Subaquático dos Açores, numa parceria da Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, em colaboração com a Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores – ADCA, Município da Horta e empresa municipal Urbhorta, sendo que a iniciativa surge no culminar do plano de atividades do projeto Margullar 2, projeto INTERREG-MAC, cofinanciado pela União Europeia.
Representa uma mais-valia para a salvaguarda e registo do Património Cultural Subaquático dos Açores. Os achados encontrados nas baías e enseadas das ilhas, neste caso, com maior destaque para o Faial, estão agora disponíveis para visualização e conhecimento dos visitantes.
Os Açores têm 35 sítios que reúnem condições para observação do património arqueológico e cerca de mil naufrágios documentalmente registados, mas os investigadores admitem que no futuro possam ser criadas mais reservas para observação.




