
O terceiro Centro de Sensibilização e Conhecimento referente ao Património Cultural Subaquático dos Açores foi instalado na ilha de São Jorge. Numa parceria da Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais e da Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores – ADCA, no âmbito do projeto Margullar 2, projeto INTERREG-MAC, cofinanciado pela União Europeia.
O conceito de património cultural subaquático está diretamente ligado à presença humana, nos vestígios que permanecem submersos. Urge preservar esta herança e cuidar do património cultural e histórico que repousa, muitas vezes como cápsulas do tempo, nas profundezas do mar.
Os Centros de Sensibilização e Conhecimento do Património Cultural Subaquático dos Açores têm a missão de oferecer competências e sensibilizar o visitante: acerca do meio ambiente marinho; do frágil património cultural subaquático nele existente; educar para a interação com esse património; facultar formas de fruição indireta desse património cultural; e facultar informação para que se possa usufruir corretamente a fruição desse património através dos centros de mergulho.
Os Açores têm 35 sítios que reúnem condições para observação do património arqueológico e cerca de mil naufrágios documentalmente registados. É através da valorização do passado que se criam as bases de um futuro sustentável!



