Grupo Central
PICO
Patacho Garibaldi
Tipo de Sítio: Naufrágio
Localização: Pico > Madalena > São Caetano
Zona: São Caetano
Cronologia: Século XIX
Ano: 1863
A 13 de outubro de 2016 foram declarados á Extensão de São Roque do Pico do Comando Local da Horta da Polícia Marítima dois achados furtuitos, a saber, um prego naval em bronze e fragmento de cavilhão também em bronze. Se a cronologia do prego naval é difícil de discernir, o cavilhão tem uma função concreta e conhecida. Trata-se de um cavilhão que espalmava cavernas à quilha, comuns em todo o século XIX, para barcas construídas em madeira, o que indica, claramente, tratar-se de um naufrágio.
Seguindo as indicações cronológicas indicadas pelo cavilhão, procedeu-se à investigação de possíveis naufrágios documentalmente registados entre 1796 e 1901 na ilha do Pico. Esta pesquisa apresentou treze possíveis resultados de navios naufragados, desses o único barco em madeira, compatível tecnologicamente com o cavilhão e a localização do achado, é o patacho português “Garibaldi”, naufragado a 23 de maio de 1863 na costa sul do Pico.
Fotografias:
01. Desenho de um patacho (tem 2 mastros: o do traquete, com os mastaréus do velacho e do joanete de proa, cruzando vergas redondas; o do grande com mastaréu de gave-tope, envergando pano latino).
Crédito: blog Marinha de Guerra Portuguesa
