Grupo Oriental

SÃO MIGUEL

Museu Carlos Machado

Museu com materiais arqueológicos ou documentação de diversos naufrágios dos Açores:

Oakfield

Nesta instituição encontra-se depositado um conjunto de material arqueológico pertencente ao Oakfield, embarcação de origem inglesa, que naufragou no porto de Ponta Delgada, em São Miguel, e foi alvo de escavação arqueológica, revelando informação que permitiu identificar a data em que ali soçobrou, a 22 de janeiro de 1897.

O naufrágio do vapor inglês Oakfield na doca de Ponta Delgada resultou pela inexperiência do seu comandante com o porto micaelense e pelas fracas condições meteorológicas da noite de 21 de janeiro de 1897. Com escala em Ponta Delgada a meio caminho de Inglaterra, oriundo da América do Sul, o navio transportava uma carga de açúcar da Demerara e tonéis de rum.
Mais de um século mais tarde, entre as peças encontradas, estavam vários tijolos refratários da produtora escocesa Cumbernauld Fire-Clay Company, a placa de motor do navio com indicação do construtor (Oswald Mordaunt & Co. Engineers & Shipbuilders, Southampton), vestígios da carga (sacas de açúcar e tonéis de rum), objetos de bordo e inúmeras ferramentas relacionadas com o funcionamento do engenho do navio.

Nota: o Museu Municipal de Vila Franca do Campo também possui algumas peças de arqueologia subaquática, nomeadamente os Canhões de Ponta Garça. 

Fotografias:
01. a 06. Oakfield. Ferramentas diversas recuperadas na zona de engenho do navio.
07. e 08. Oakfield. Objetos de bordo: colher e prato.
09. Oakfield. Placa de motor da com identificação do construtor Oswald Mordaunt & Co. Engineers & Shipbuilders, Southampton.
10. Oakfield. Tijolo com inscrição da produtora escocesa Cumbernauld Fire-Clay Company.
11. Oakfield. Saca onde se pode ler PURECAEE ou PUREGAEE, debaixo do qual surge RMJ, e de lado a palavra SUGAR ou SUCAR.
12. Oakfield. Lampião de iluminação recuperado a bordo.
Crédito: Museu Carlos Machado